segunda-feira, 29 de julho de 2013

LONDRES


Londres

5 dicas que fazem minha paixão londrina

Londres tem tudo, diversidade cultural, museus incríveis, pubs, musicais, lojas lindas e caríssimas, mercados de rua, jardins maravilhosos, metrô que funciona perfeitamente, clima horrível, fleugma, muita gente e a família real. Londres tem tudo.

1 - Museus 

- V&A (Victoria & Albert), so' a coleção já vale muitas visitas, as exposições temporárias são espetaculares e sempre tem fila, mas… o ingresso pode ser comprado pela internet e com hora marcada. O prédio e' lindo, o restaurante gostoso e se o clima estiver para museu (digo, chuvoso, britânico) e' um programa de dia inteiro. 
- Museu de Historia Natural - vizinho do V&A, se você estiver com crianças vá' correndo parece um parque de diversões cultural, bichos empalhados, ovos de todos os tamanhos, esqueletos gigantes, uma lanchonete bacana, monitores simpáticos e eficientes e uma loja maravilhosa cheiinha de coisitas divertidas e interessantes.
- Museu Britânico -  rico, grande, com obras e preciosidades de muitas épocas, são impressionantes a Galeria Egípcia, as esculturas do Partenon , ele e' o mais antigo museu publico do mundo. Restaurantes, lojas e cafe' na Great Court.
- Tate Modern - minha galeria predileta. O acervo foi organizado por tema, e a galeria sempre promove mostras temporárias. Gigante, curadoria perfeita, livraria de enlouquecer e um restaurante, nota 10, na cobertura.
- e outros muitos museus, para interesses diferentes.

2 - Parques e Jardins



- St. Jame's Park - foi paixão a primeira vista. Tranqüilo, pequeno e com um visual maravilhoso. Numa pontinha romântica o Buckingham Palace, a London Eye, gramado perfeito e se for primavera: flores, um explosão de flores.
- Green Park - no caminho do palácio, tem muitos bancos e e' muito calmo.
- Kew Gardens - o jardim botânico mais antigo do mundo, tem uma variedade muita rica  de plantas do mundo inteiro e um laguinho artificial.
- Regent's Park - onde fica o London Zoo, tem um lago grande com barcos, um teatro ao ar livre, e fica numa área nobre, cercado de belos prédios residenciais.
- Hyde Park - grandão e muito bem cuidado, e' o queridinho dos londrinos, tem um lago, varias instalações esportivas, uma galeria de arte e e' visitado por muitos moradores locais.
- e ainda tem o Holland Park, o Greenwich Park, o Richmond Park e cada um tem seu charme e seus fãs próprios.

3 - Monumentos 

- London e Tower Bridge - as jóias da coroa, na Casa das Joias. Esse cofre e' de tirar o fôlego, tem fila para ver as jóias, mas como não e' permitido parar diante de nenhuma, a fila anda. Também tem um museuzinho pequeno com instrumentos de tortura: bizarro. 
- Houses of Parliament - sede das duas câmaras do Parlamento, a dos Lordes e a dos Comuns.
-  Big Ben - majestoso, imponente, "pontualissimo", a cara de Londres.
- London Eye - em dias claros, as mais lindas vistas de Londres. O ingresso pode ser comprado com antecedência e com hora marcada.
- St. Paul's Cathedral - visita obrigatória, imensa, imponente, cheia de historia. Ver a Galeria dos sussurros, e sua acustica incomum.
- Westminster Abbey - local da coroação de todos os reis e de seu sepultamento, desde o século XI.
- Bukingham Palace - aberto a visitas com hora marcada, a troca da guarda e' uma das atrações mais populares de Londres.
- Piccadilly Circus -   Visita mais que obrigatória ponto de encontro de todos turistas e londrinos. 

4- Compras 

- Liberty - a loja departamental de 1875, ocupa um edifício lindo, numa construção tudor.


- Harrods - gigante, tem 300 departamentos, todas as grifes, atendentes brasileiras e um supermercado de enlouquecer. No subsolo um "altarzinho" (muito de mal gosto) para o Dodi Al Fayad, filho do dono e namorado da Princesa Diana.
- Selfridges - coisas para casa, grifes internacionais, praticamente tudo.
- Harvey Nichols - luxuosa, cara e chic. Tem alta costura e um delicioso e caro super mercado.
- Fortnum & Mason - para gourmets, tem quase 300 anos de qualidade e delicias.
- e ainda Marks & Spencer, John Lewis, Peter Jones.
para passear e comprar: New Bond Street, Regent Street, Covent Garden, Kings Road. 




5 - Diversão

- Pubs - em quase todas as ruas, alegres, lotados, principalmente no final do dia. 
- Musica, opera e dança - programa bem variado. No verão, ha' uma imensa variedade de apresentações, consultar a programação nas revistas (Time Out), jornais ou sites. Também ha' programas ao ar livre.
- Musicais - a "Broadway londrina"  se chama West End e apresenta inúmeros musicais. 
- Esportes - os esportes mais tradicionais são : polo, criquet e tenis. Conseguir ingressos para as partidas finais ou jogos mais importantes costuma ser difícil. Recomendo consultar com antecedência sites que vendem os ingressos, para não se decepcionar.


Poderiam ser 500 ou 5000 dicas, ha' muito mais.

Como eu disse, la' no inicio, Londres tem tudo, cada um pode acrescentar aqui suas descobertas e preferências.  








Nenhum comentário:

Postar um comentário