terça-feira, 19 de março de 2013

CHILE


    CHILE - VINHOS


O vinho no Chile esta provocando uma revolução no turismo, com a abertura política que facilitou o mercado de exportação agora além do ski, de seus pescados fresquíssimos do Oceano Pacífico e da poesia de Pablo Neruda, a melhora na qualidade de seus vinhos fez do Chile o 10º maior produtor mundial. 












Sua uva emblemática é a CARMENÈRE, tida como extinta no mundo por causa da praga filoxera, foi identificada no Chile em 1984, ate então era confundida com a Merlot.  A Carmenère sobreviveu graças ao isolamento do território chileno; de um lado o Oceano Pacífico, de outro escondido pela Cordilheira dos Andes, ao Norte o deserto do Atacama e ao Sul o gelo da Antártica.
A cepa mais cultivada no Chile é a Cabernet Sauvignon, também tem destaque as uvas Merlot e Chardonnay.







Um passeio pelos vales produtores de vinho, mais próximos de Santiago, deve incluir: 

VALE DE MAIPO - Região de Pirque, praticamente, dentro de Santiago estão as vinícolas 
. Concha y Toro (www.conchaytoro.com) a maior do país e principal exportadora de vinhos da América do Sul, fundada em 1856 
. Cousiño Macul (www.cousinomacul.cl) onde as degustação é feita numa adega do século XlX e iluminada por velas.





VALE DE ACONCÁGUA - Ao norte de Santiago; 90% de suas uvas produzem vinhos tintos. O solo é pedregoso e raso, e tem boa drenagem. Uvas principais são: Syrah, Merlot, Cabernet Sauvignon e Carmenère. Muitas vinícolas oferecem tour guiado e degustação, outras tem uma pequena pousada de charme e outras ainda restaurantes estrelados.




Indico: Viña Emiliana (vinho orgânico), Viña Veramonte (degustação combina vinho com queijos e chocolates), Viña Mar (restaurante elogiado e loja de souvenir). 
Dica : Viña Casa del Bosque - restaurante delicioso, wine shop, área para picnic, eventos, tour e degustação. Recomendo reservar.










VALE COLCHÁGUA - Santa Cruz, a cidade é o ponto de partida para as lindas e muito bem organizadas vinícolas da região. São muitas, difícil escolher, dentre muitas indico:




. Casa Silva - a mais antiga, linda e muito bem montada, tem passeios de bicicleta, restaurante com menu fusion e um pequeno  hotel com 7 apartamentos www.casasilva.cl

LAPOSTOLLE


. Viu Manent - loja de artesanatos, jardins, passeios pelos vinhedos em carruagem. Degustação e almoço no restaurante Rayuela. www.viumanent.cl 

. Lapostolle - visita imperdível, uma bodega linda projetada pelo chileno Roberto Benavente. Seis pisos sob o solo de pedra, e no mais baixo uma surpreendente cava. Uma experiência de luxo que pode ser completada com um pernoite nas casinhas com piscina exclusiva. www.lapostolle.com


LAS NIÑAS
Há ainda outras vinícolas que merecem ser visitadas: Las Ninãs (administrada por três gerações de francesas), Montes (projetada sob os princípios do Feng Shui), Laura Hartwig (a mais próxima de Santa Cruz), Santa Cruz (com um teleférico para ver os vinhedos), Bisquertt (hotel boutique com 20 apartamentos). 

Rolhas e Saca Rolhas - Um item de coleção



As rolhas começaram a ser usadas no século XVl, pela necessidade de vedar completamente as garrafas para evitar vazamentos, daí foi preciso criar um instrumento para extrair a rolha. Há muitos modelos. Hoje, algumas vinícolas usam rolhas sintéticas, ou gargalos com rosca. 


Agora basta abrir a garrafa e brindar. 



                                                            SAÚDE - SALUTE - TEARS - SANTÉE - SALUD




















Um comentário: